Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

O Athletico perdeu para o Tolima na Colômbia por 1×0, com o gol do lateral esquerdo Banguero. O furacão foi prejudicado por uma alteração logo no início de jogo, Madson sentiu uma lesão e teve que ser substituído pelo zagueiro Zé Ivaldo, que jogou improvisado. Além disso, o time rubro-negro sentiu o ritmo de jogo. Agora, o Athletico tenta se recuperar em casa contra o Jorge Wilsterman na próxima quinta-feira.

 

O jogo

O Athletico começou o jogo respeitando a equipe colombiana, o Tolima tinha a posse de bola e o Furacão esperava para desarmar o adversário. O primeiro ataque do Athletico saiu pela esquerda com Renan Lodi que avançou com liberdade, cruzou na área, mas Marco Ruben chegou atrasado. Com 10 minutos de jogo, Tiago Nunes foi obrigado a fazer a primeira alteração na equipe atleticana. Madson sentiu a coxa e não teve condições de continuar em campo. O zagueiro Zé Ivaldo foi improvisado na lateral direita, posição que já atuou em outros jogos, inclusive na Libertadores de 2017.

 

O furacão continuou melhor na partida e teve mais duas oportunidades de abrir o placar, com Tiago Heleno cabeceando pra fora e Ruben, que não acertou o alvo. O Tolima só chegou com perigo aos 19’ minutos do primeiro tempo. Gonzáles aproveitou cruzamento e finalizou para a primeira defesa do goleiro Santos no jogo. O lance de perigo despertou os colombianos que começaram a pressionar o Furacão. Aos 30’ minutos do primeiro tempo, o Tolima chegou ao gol com o lateral esquerdo Banguero, que aproveitou o rebote do goleiro atleticano para fazer um a zero para os mandantes.

 

Depois do gol, o Athletico se perdeu no jogo. O Tolima começou a mandar na partida com muita velocidade e verticalidade. Zé Ivaldo não conseguiu dar conta da ala direita e começou a ser alvo constante dos ataques colombianos, até o término do primeiro tempo.

 

Segundo tempo

Na segunda etapa o Furacão voltou aceso, logo com dois minutos de jogo a bola bateu na trave! Rony cruzou, o goleiro Montero tirou, mas a bola resvalou no defensor do Tolima e bateu na trave. Entretanto, no minuto seguinte o time colombiano respondeu com o zagueiro Mostacilla, que subiu mais alto e cabeceou com perigo. O Athletico continuou buscando o ataque e era mais perigoso nas bolas paradas, tanto que até marcou aos 20 minutos do segundo tempo com Tiago Heleno, mas já não valia mais nada.

 

Tiago Nunes deixou o Furacão mais ofensivo, sacou Camacho e colocou Marcelo no jogo. A mudança surtiu efeito, o Athletico marcou com Marcelo, mas em posição irregular novamente. O jogo passou a ser lá e cá, Bruno Guimarães era o jogador mais lúcido no meio de campo e comandava as ações rubro-negras. Em contrapartida, o Tolima continuava contra-atacando com facilidade pelo lado direito e levava muito perigo.

 

Aos 37 minutos, Nikão, muito cansado foi substituído pelo argentino Braian Romero. No fim, o Furacão partiu de vez ao ataque, Rony chutou forte e o goleiro espalmou para escanteio, na cobrança Zé Ivaldo cabeceou pra fora. Com seis minutos de acréscimo o Athletico foi pro abafa, mas parou na ineficiência do ataque. Final de jogo: derrota do Athletico na estreia da Libertadores em 2019, 1×0 para o Tolima, que segue sem perder para brasileiros em casa e de quebra assumiu a liderança do grupo G.