Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

Em tom de despedida neste domingo, o Furacão atropelou o Santos por 3 a 0 na Ligga Arena, em Curitiba, pela 37ª rodada do Brasileirão Vitor Bueno, Madson e Willian marcaram os gols decisivos da vitória.

Com o resultado, o Athletico se manteve na oitava colocação, com 56 pontos, quatro a mais que o Internacional, que ocupa o 9° lugar. O Fluminense, que foi superado pelo Palmeiras, aparece em sétimo, com os mesmos 56. O triunfo, inclusive, garantiu uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2024 ao time de Wesley Carvalho.

O Santos, por sua vez, está em 15°, com 43 na luta contra o rebaixamento. O peixe, aliás, poderia se livrar matematicamente da queda em caso de vitória sobre o Furacão.

O Athletico iniciou a partida com controle das principais jogadas ofensivas. Logo aos quatro minutos, Vitor Roque foi acionado dentro da área, fez um corte para o centro e chutou com força. A bola tocou na defesa e saiu pela linha de fundo. Logo depois, Vitor Bueno teve uma grande oportunidade. Em uma bela jogada de equipe, o meio-campista recebeu a bola na meia-lua, mas não conseguiu um bom contato e acabou mandando a bola para longe do gol.

Depois disso, a partida se tornou mais tranquila. As jogadas perigosas só voltaram a surgir por volta dos 30 minutos, quando os visitantes se recuperaram e ameaçaram com Furch. O atacante recebeu um bom passe no meio-campo e disparou um forte chute que passou por cima do gol.

Nos momentos decisivos do jogo, o Furacão retomou o controle. Aos 45 minutos, Vitor Bueno fez um cruzamento para a área em uma cobrança de falta e Erick cabeceou para uma defesa difícil de João Paulo. Já no minuto 50, Vitor Bueno teve outra oportunidade em uma cobrança de falta e, desta vez, decidiu arriscar diretamente para o gol. O camisa oito acertou o canto e marcou o primeiro gol na Ligga Arena.

Após o intervalo, o Athletico intensificou seus esforços para aumentar a vantagem. No entanto, o Santos foi quem deu o primeiro susto. Com apenas três minutos, Jean Lucas recebeu a bola na esquerda, driblou para o centro e chutou, mas Bento defendeu sem dificuldades. Nos momentos seguintes, o time de Marcelo Fernandes tentou aumentar a pressão, mas teve problemas para finalizar. Os vários cruzamentos que fizeram também não resultaram em gols.

Por outro lado, o Furacão diminuiu um pouco a intensidade. A primeira finalização do time veio apenas aos 22 minutos, com uma cabeçada de Thiago Heleno que foi facilmente defendida por João Paulo. Pouco depois, Cuello teve uma oportunidade e chutou para fora. Aos 29 minutos, o Athletico marcou o segundo gol. Vitor Bueno fez um cruzamento perfeito e Madson, surgindo por trás da defesa, marcou. Quase ampliaram a vantagem logo em seguida, quando Fernandinho acertou um forte chute de longa distância e João Paulo defendeu, mandando a bola para escanteio.

Nos momentos finais da partida, o Santos fez um esforço para reduzir a diferença no placar, mas quem acabou ampliando a vantagem foi o Rubro-negro. Aos 47 minutos, Bruno Peres avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento para Willian, que mandou a bola para o gol, selando o resultado do jogo.