Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

Por Felipe Barros

 

Com poucos jogos como profissional, o lateral ex-Ponte Preta se notabilizou pela força ofensiva. Com 4 participações diretas para gol em apenas 13 partidas, o jogador tem tudo para manter o DNA ofensivo do Athletico.

 

 

Participações diretas a parte, uma das curiosidades do torcedor do Furacão é saber se o novo reforço é forte nos cruzamentos, predicado importante para todo lateral que se preze.

 

 

Fica claro na imagem anterior que o atleta ainda precisa evoluir nesse fundamento. Mesmo sem um aproveitamento acima da média, fica de positivo a grande quantidade de vezes que Abner conseguiu chegar ao fundo do campo para cruzar. Confira o vídeo do R37 com os melhores cruzamentos do lateral nos últimos 6 meses clicando aqui.

 

Ao assistir esse compilado, podemos perceber que o jogador é muito rápido e tem uma boa qualidade no drible. Na maioria das vezes que recebe a bola na faixa lateral ele opta pela finta e a chegada na linha de fundo. Falta um maior capricho na hora do passe final. Para ajudar na visualização desse predicado, o R37 separou todas as tentativas de drible mano a mano de Abner em 2019. Confira clicando aqui.

 

Com 16 dribles em 28 tentativas, Abner tem no drible como um de seus pontos fortes. Mesmo assim, ainda é um fundamento que o jovem pode melhorar. A qualidade técnica para executar a finta o jogador possui, faltando apenas dosar mais a hora certa de partir para cima do marcador, algo normal para a idade.

Além de todos os atributos ofensivos, o jogador tem, nos números, um desempenho defensivo bem satisfatório. Com um aproveitamento nos duelos defensivos bem acima da média, Abner tende a não dar dor de cabeça para os torcedores rubro-negros na defesa.

É possível afirmar que o lateral ainda é uma jóia a ser lapidada. Mesmo com seu alto custo de R$ 10 milhões, é preciso que a torcida do Athletico tenha paciência e não espere, logo de cara, um novo Renan Lodi. Abner tem bons predicados para um atleta da posição, mas ainda não é um jogador pronto.