Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

O técnico espanhol Miguel Ángel Portugal já está em Curitiba. Ontem à noite, o comandante do Jorge Wilstermann desembarcou com a delegação para a partida desta quinta (14) na Arena da Baixada, contra o Athletico. Hoje ele vem como rival, mas em 2014 o treinador chegou na capital paranaense para dirigir o Furacão, também na Libertadores daquele ano. E não deixou saudades.

 

Em 13 jogos oficiais, entre Libertadores e Brasileirão, Miguel Portugal teve mais derrotas que vitórias. Foram cinco triunfos, dois empates e seis vezes em que o Furacão perdeu sob seu comando. Portugal também foi o técnico nos amistosos-teste da Baixada, contra J. Malucelli e Corinthians. Demitido na terceira rodada do Brasileirão, a grande decepção com o espanhol foi mesmo na Libertadores.

 

Após uma épica classificação nos pênaltis contra o Sporting Cristal, na Vila Capanema, o Athletico iria encarar Vélez Sarsfield, The Strongest e Universitario na fase de grupos. Perdeu as duas partidas para os argentinos, ganhou as duas dos peruanos, venceu os bolivianos em Curitiba e sucumbiu na altitude de La Paz. Com 9 pontos, o rubro-negro não passou para a fase mata-mata daquele ano. A grande crítica ao trabalho de Portugal naquela época caiu sobre as substituições erradas e escalações equivocadas que fazia e também sobre a pouca utilização do atacante Adriano “Imperador”, contratado naquele ano para a disputa da competição continental. Torcedores chegaram a “leiloar” o treinador em um site de vendas.

 

 

No Jorge Wilstermann desde dezembro de 2018, Portugal – que já tinha experiência no futebol boliviano antes de vir ao Athletico – acumula 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas e está na quinta colocação no campeonato local. No último final de semana a equipe venceu o San José por 3 a 0, fora de casa. Na primeira rodada da Libertadores, na altitude, a equipe segurou um empate sem gols contra o Boca Juniors.