Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

O Athletico viajou até Belo Horizonte para encarar na noite deste domingo (17) o Atlético-MG, pela partida de ida da final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Vai ser o duelo dos dois melhores times da classificação geral. O confronto está marcado para às 20h (horário de Brasília) e terá transmissão da Band e do Sportv.

 

Furacão e Galo fizeram campanhas bem parecidas ao longo do Brasileirão Sub-20. O time mineiro terminou a primeira fase na liderança da competição com 38 pontos, enquanto o Athletico finalizou a fase classificatória logo na sequência, na segunda colocação, com 37 pontos. Nas quartas de final, o Furacãozinho eliminou o São Paulo com um empate e uma vitória (1×1 no CT de Cotia e 1×0 no CT do Caju). Já o Galinho passou pelo Palmeiras, também com um empate e uma vitória (0x0 no Allianz Parque e 1×0 no estádio Sesc das Alterosas).

 

Na semifinal, o rubro-negro eliminou o Flamengo com um empate e uma vitória (2×2 no estádio da Gávea e 3×1 no CT do Caju), enquanto o alvinegro passou pelo Corinthians com dois empates (1×1 no Parque São Jorge e 1×1 no estádio Sesc das Alterosas), conseguindo sua classificação para a final na disputa por pênaltis. Na somatória total de pontos, o Athletico somou 45 pontos e o Atlético-MG acumulou 44. Por este motivo, o primeiro jogo da final acontecerá em Belo Horizonte e a final decisiva ocorrerá no CT do Caju, em Curitiba.

 

Na primeira fase, Athletico x Atlético-MG se enfrentaram no dia 18 de outubro de 2020 no CT do Caju e o Furacão se deu melhor. Vitória por 2×0, gols do zagueiro Luan Patrick, de pênalti, e do meia João Pedro Moura, em um chute de fora da área.

 

O Furacão tem o melhor ataque disparado da competição com 51 gols marcados, porém o artilheiro do campeonato é do Galo: Guilherme Santos, com 13 gols. Os artilheiros do Athletico são os atacantes Jajá e Vinícius Mingotti, com 8 gols anotados cada um. Outros jogadores que têm destaque quando o assunto é balançar as redes são: Julimar, com 6 gols, João Pedro Moura, com 5 gols, e Iago André, também com 5 gols.

 

Confira abaixo toda a campanha do Furacãozinho até chegar na decisão do Brasileirão Sub-20:

São Paulo 1 x 0 Athletico

Athletico 2 x 0 Fluminense

Athletico 0 x 2 Grêmio

Bahia 2 x 3 Athletico

Flamengo 0 x 2 Athletico

Athletico 5 x 0 Goiás

Athletico 2 x 0 Atlético/MG

Botafogo 2 x 0 Athletico

Athletico 3 x 3 Vasco

Ceará 3 x 3 Athletico

Internacional 0 x 0 Athletico

Athletico 5 x 0 Sport

Athletico 4 x 0 Corinthians

Palmeiras 2 x 5 Athletico

Athletico 2 x 1 América/MG

Athletico 3 x 1 Santos

Chapecoense 2 x 2 Athletico

Cruzeiro 1 x 0 Athletico

Athletico 3 x 1 Vitória

São Paulo 1 x 1 Athletico (quartas de final, ida)

Athletico 1 x 0 São Paulo (quartas de final, volta)

Flamengo 2 x 2 Athletico (semifinal, ida)

Athletico 3 x 1 Flamengo (semifinal, volta)

 

O Athletico chega para essa primeira partida da decisão sem desfalques. O técnico Rafael Guanaes poderá escalar sua força máxima. O rubro-negro está na capital mineira desde a manhã de sábado (16) e realizou o último treinamento em Belo Horizonte e já está pronto e concentrado para a grande final do Brasileirão Sub-20.

 

FICHA TÉCNICA:

Atlético-MG x Athletico

Data: 17/01/2021

Horário: 20h

Transmissão: Band, Sportv e Mycujoo

Local: Sesc das Alterosas, Belo Horizonte (MG)

Arbitragem: Marco Aurélio Ferreira será o árbitro central. Magno Arantes Lira e Pablo Almeida de Costa serão seus auxiliares. O trio é de Minas Gerais.

 

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Atlético-MG: Gabriel Delfim (Júnior), Talison, Hiago Ribeiro, Micael e Kevin, Iago, Wesley, Júlio César, Gabriel Santos, Guilherme Santos e Giovani. Técnico: Marcos Valadares.

 

Athletico: Léo Linck, Luca Caio, Edu, Luan Patrick e Raimar, Kawan, Ramon, João Pedro Moura, Jajá, Julimar e Vinícius Mingotti. Técnico: Rafael Guanaes.