Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

No último sábado (14), o Athletico anunciou o lançamento de uma plataforma over-the-top (uma forma de distribuir programação via internet, como a Netflix) própria para transmissão ao-vivo de jogos do time.

 

Neste primeiro momento, apenas sócios do clube têm acesso à ferramenta. Para torcedores localizados no estado do Paraná, o serviço será a única forma de acompanhar a equipe no Campeonato Brasileiro 2020, em jogos transmitidos pelo Esporte Interativo.

 

A estreia do serviço com transmissão ao vivo aconteceu ontem (15), no clássico contra o rival Coritiba. Durante a partida, que terminou em uma  derrota por goleada do adversário (4 a 0), alguns sócios que usavam o Furacão Play reclamaram de interferências. Como resposta, o clube indicou que os espectadores reiniciassem o serviço.

 

O Athletico é o primeiro clube do Brasil, e um dos primeiros do mundo, a apresentar esse serviço. A proposta defendida pela diretoria é a de inovação, um dos pilares do projeto do rubro-negro. A iniciativa foi comparada, em termos de revolução, à transmissão  da final do Paranaense 2017 pelo Facebook e YouTube, sendo  o primeiro grande time brasileiro a tomar esta atitude.

 

A intenção é que a ferramenta de streaming esteja disponível por assinatura aos não sócios e, com isso, gerar renda com o serviço.

 

Apesar da virtude da inovação, a iniciativa entra em um aspecto em discussão no mundo futebolístico, que é, cada vez mais, a transformação de clubes em empresas. Fica induzido que assistir a um jogo de futebol gratuitamente, pela televisão aberta, será uma realidade cada vez mais distante. E que, se outros times decidirem pelo mesmo rumo, a disponibilidade de jogos será cada vez menor ao grande público, uma vez que cada torcedor terá de pagar para assistir jogos do seu próprio clube, abrindo mão dos demais.

 

Na nota que anuncia o lançamento do Furacão Play, publicada pelo site oficial do Athletico, o presidente do clube, Mario Celso Petráglia, disse que “Queremos fortalecer essa visão adicionando nossas próprias plataformas. Nossa ideia é muito simples: queremos ter um relacionamento direto com nossos torcedores, aprendendo como eles se comportam e como consomem conteúdo do nosso time, incluindo o que eles gostam e em quais dispositivos, para que possamos melhorar a sua experiência e desenvolver novos modelos de negócios alinhados com o futuro”.