Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

Com 6 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Athletico tinha a missão de, neste domingo, se manter dentro do G6 e dar continuidade a ótima campanha que tem feito depois da conquista da Copa do Brasil. Sem Bruno Guimarães, lesionado, e do goleiro Santos, na Seleção, o Furacão enfrentou em casa o Botafogo, que busca a primeira vitória fora de casa com o novo técnico, além de subir na tabela e se afastar da zona do rebaixamento, ocupando a 14ª no início da rodada.

 

Primeiro tempo 

(CAP 0X0 BOT)

O jogo iniciou com a tradicional pressão do mandante e a resposta truncada do Botafogo na marcação. O Athletico poucas vezes conseguia chegar à área e sentia a falta de Bruno Guimarães na criação das jogadas. Aos 19′, com apenas duas finalizações, ambas do time da casa, o zagueiro alvinegro, Igor Cássio, tocou a bola com a mão dentro da área e presenteou o Furacão com um pênalti. Confirmado pelo VAR, e depois de muita reclamação dos botafoguenses, Cirino se posicionou para bater. Apesar de chutar para o lado oposto de Cavalieri, a torcida carioca comemorou a penalidade cobrada para fora.

 

Depois do pênalti perdido, o jogo se manteve no mesmo ritmo de pouca inspiração. Rony foi apagado pela zaga adversária. Aos 30′, o Botafogo começou a se arriscar mais no ataque, oferecendo mais espaço para Khellven, Thonny Anderson e Márcio Azevedo atuarem, sempre com dificuldade de finalizar. Aos 38′, Thonny recebeu o cartão amarelo na tentativa de desenrolar uma jogada. Eram sete finalizações do rubro negro contra apenas uma do visitante, sem chances reais de gol.

Apesar do conforto proporcionado pelas poucas chances que o adversário arriscava e pelo domínio da posse de bola (70%), o Athletico levou um susto aos 43′. Depois de receber cruzamento de Léo Valencia, Cícero apavora o goleiro Léo ao desviar a bola que, por sorte, foi pra fora. Sem mais lances relevantes, o primeiro tempo sem grandes jogadas terminou com o placar de 0x0.

 

Segundo tempo

 

(CAP 1X0 BOT)

Já no início da segunda etapa, Thiago Heleno cometeu falta e levou cartão amarelo. O General está suspenso do próximo jogo. Depois de uma investida frustrada de Rony, o atacante deu nova chance para abrir o placar na Baixada. Aos 5′, cruzou para Nikão, que estava livre em frente ao gol. Mas o camisa 11 fez o que parecia inacreditável e chutou para fora. O torcedor vaiou o gol perdido. Já no minuto seguinte, Camacho chutou forte de fora da área, mas o lance parou no travessão e foi pra fora.

 

A sorte parecia não estar do lado do mandante, apesar do domínio no jogo. Mas aos 13′, Rony puxou um rápido contra-ataque com dribles na entrada na área e passou com previsão para Thonny Anderson abrir o placar mandando a bola no cantinho (Placar CAP 1X0 BOT).

 

Já no lance seguinte ao gol, novamente com Rony e Thonny, o rubro-negro chegou rapidamente à área e Cirino balançou a rede por fora, seguindo com pressão máxima. Aos 18′, porém, Cícero novamente fez a torcida atleticana estremecer. Livre de marcação, chutou com força na entrada da grande área, mas Léo cumpriu seu papel ao fazer grande defesa.

 

Apesar do susto e do cartão amarelo recebido por Robson Bambu, o Athletico continuou com agressividade. Aos 23′, Thiago Heleno estava dentro da área sem nenhuma marcação, cabeceou para dentro do gol. Seria o segundo do Furacão, se não fosse a posição de Cirino que, em consulta ao VAR, foi marcada como impedimento, anulando o gol.

 

Aos 29′, Marco Ruben retornou da suspenção no lugar de Rony. O Botafogo passou a pressionar mais, lutando para se distanciar do rebaixamento, mas era parado na zaga. O Athletico manteve a posse de bola. Aos 34′, Nikão mandou um passe de letra para Wellington, que finalizou bem mas teve o chute defendido pelo goleiro alvinegro. Mantendo o resultado favorável, Márcio Azevedo também recebeu cartão amarelo com a marcação. Aos 40′, Cirino deixou o campo dando espaço a Vitor. Com 5 minutos de acréscimo, o Botafogo teve a chance do empate aos 49′, novamente com uma defesa exemplar de Léo. O jogo terminou com a vitória rubro-negra. Com o resultado, o Athletico passou a ocupar a quinta posição e vai para as últimas cinco rodadas do campeonato ainda mais próximo da sensação de dever cumprido.