Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

Na tarde deste sábado (11), o Athletico enfrentou o Bahia pela segunda fase da Copa SP de Futebol Júnior e empatou pelo placar de 1×1, mas garantiu a classificação para a próxima fase nos pênaltis. O gol atleticano foi marcado pelo atacante Paulo Victor e o gol da equipe baiana foi marcado pelo atacante Marcelo.

 

Primeiro Tempo

O Furacão não conseguiu desempenhar um bom futebol na etapa inicial do jogo. Logo aos 30 segundos da partida, em uma recuada malfeita de Reginaldo Jr, o Bahia quase abriu o placar, se não fosse boa intervenção de Léo Linck. As principais chances do jogo no primeiro tempo foram da equipe baiana, com boas defesas do arqueiro rubro-negro. O Furacão não conseguia chegar até a meta do adversário, e as únicas investidas eram com o atacante Jajá, porém ele muito bem marcado, não conseguia se sobressair.

Aos 38’ do primeiro tempo, em uma falta boba cometida no meio campo, o jogador do Bahia deu um “tirambaço” na bola, o goleiro Léo Linck espalmou, mas espalmou para o meio da área, onde Marcelo, atacante do Bahia, estava livre para marcar. Mesmo após o gol dos baianos, o Furacão não conseguia penetrar na defesa do Tricolor de Aço e não levava perigo algum. E o jogo foi se arrastando desta forma até o fim do primeiro tempo: Athletico 0 x 1 Bahia.

 

Etapa Final

Na volta do segundo tempo, o técnico Rafael Guanaes efetuou duas substituições: saíram Luca Caio e Renan Soares para as entradas de Iago e Brener, respectivamente. A postura do rubro-negro foi completamente diferente. Desde o primeiro minuto, o Furacão atacou o Bahia em busca do gol. Logo aos 5’, o atacante Jajá arriscou de fora da área e obrigou o goleiro baiano a praticar uma excelente defesa, evitando o empate. O Furacão insistia, porém o gol “teimava” em não sair. Jajá, em uma cabeçada, quase empatou a partida, mas o goleiro do Tricolor praticou boa defesa. A entrada de Iago pela direita foi essencial, pois ele que buscava sempre o drible e as chegadas com mais perigo ao gol do adversário. Até que aos 30’, em um belo cruzamento de Iago, o atacante Paulo Victor se antecipa a marcação e testa certeiro para empatar a partida. É como diz aquele ditado: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Paulo Victor é o artilheiro do Furacão na competição com 4 gols.

Mesmo com o resultado em igualdade, o Furacão não baixou a guarda e continuou atacando, e quase virou a partida em um chute de Bruno Leite, no qual a bola passou “triscando” o travessão. Após os 40’ da etapa final, o Bahia deu umas chegadas que assustaram, mas não converteram. Fim de jogo: Athletico 1 x 1 Bahia.

 

Disputa de Pênaltis

E como diz o regulamento da competição: se alguma partida das fases eliminatórias terminarem empatadas, teremos pênaltis. E foi isso que aconteceu. Na primeira cobrança do Furacão, o atacante Jajá foi para a bola e converteu: Athletico 1 x 0 Bahia. Vez do zagueiro Enck bater, e Léo Linck, goleiro atleticano, pratica a defesa. Bruno Leite, do Athletico, foi para a bola e acertou o travessão. Lucimário, outro zagueiro do Bahia, foi para a bola, e desta vez ele converteu. Athletico 1 x 1 Bahia. O atacante Rômulo do Furacão bateu e fez: 2×1. O camisa 10 do Bahia, Douglas, foi para a bola e outra defesa de Léo Linck, arqueiro rubro-negro. Paulo Victor, que havia feito o gol atleticano na partida, foi para a cobrança de pênalti e guardou também. Athletico 3 x 1 Bahia. Daniel do Bahia bateu e fez, 3×2. A última cobrança do Furacão ficou para o zagueiro Luan Patrick, zagueiro de seleção, e ele não desperdiçou. Athletico 4 x 2 Bahia. Furacão classificado para a terceira fase da Copa SP.

 

Ficha Técnica

Athletico: Léo Linck; Luca Caio (Brener); Luan Patrick; Lucas Andrade (Rômulo) e Reginaldo Jr (Gabriel Fornari); Kawan; Ramon; Renan Soares (Iago) e Jajá; Bruno Leite e Vinícius Mingotti (Paulo Victor).

Técnico: Rafael Guanaes.

 

Desta forma, na próxima fase, o Furacão irá enfrentar o Tupi/MG, que eliminou o Gama/DF, também nos pênaltis. O jogo pela terceira fase deve acontecer em Jundiaí, no mesmo estádio que o Athletico vem jogando desde a fase de grupos. O dia e o horário da partida ainda não estão definidos.