Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

No duelo de ida entre os campeões da América, o vencedor da Copa Sul-Americana levou a melhor. Na noite desta quarta-feira (22), em partida válida pela decisão da Recopa Sul-Americana, o Athletico mostrou ao Brasil que o país está bem representado vencendo o River Plate por 1 x 0, na Arena da Baixada.

 

Em um jogo muito disputado, o Furacão demonstrou superioridade. Agora, larga em vantagem o confronto da volta na casa dos argentinos, necessitando de um empate ou vitória simples para se sagrar campeão. Vale salientar que, no campeonato, o gol qualificado [marcado fora de casa] não é utilizado como critério de desempate.

 

Com um show à parte da torcida atleticana, que apresentou um belo mosaico na Arena da Baixada, o Athletico esperava confirmar o favoritismo em casa contra os argentinos. Para isso, o time – que foi preservado no Campeonato Brasileiro – buscou  pressionar o rival com a marcação alta, jogadas em profundidade, triangulações e transições ofensivas rápidas. O Furacão veio a campo no esquema 4-1-4-1, sem nenhum desfalque. Thiago Heleno e Camacho seguem suspensos preventivamente e não foram inscritos na competição.

 

Mosaico na Arena da Baixada. (Foto: Fernando Freire)

 

Ciente de que o rubro-negro com a posse de bola representava um sério risco ao seu time, o treinador Marcelo Gallardo orientou os Millonarios a não recuarem a linha de marcação e também buscarem o controle do jogo – o que travou um grande duelo tático entre as duas equipes. A primeira partida da decisão se inicia a todo vapor, com o primeiro arremate a gol já aos 11 segundos, em chute de Lucho González e bela defesa do goleiro Armani. O River responde logo em seguida buscando a meta do arqueiro atleticano, mas o Furacão, bem postado defensivamente, neutraliza o ímpeto argentino.

 

O duelo se mantém parelho e intenso durante o início primeira etapa, com o time de Tiago Nunes agredindo o adversário em jogadas pelas pontas. Aos 13 min, Nikão arrisca de fora da área e a bola se perde pela linha de fundo. Aos 18, Rony recebe em profundidade e por pouco não sai cara a cara com o arqueiro argentino. A partir daí, o Furacão passa a deter o domínio da partida e, aos 25min, novamente Rony faz ótima finta dentro da área e deixa para o centroavante Marco Ruben, na cara do gol e com seu oportunismo característico, abrir o placar.

 

O River Plate sente o gol, fazendo com que o Athletico levasse perigo outra vez aos 31min, em bola alçada na área que se perde pela linha de fundo, à direita da meta argentina. Ainda que equilibrado nos números, o primeiro tempo se encerra com domínio do Furacão, contando com 51% de posse de bola e quatro finalizações a gol.

 

Na volta para o segundo tempo, o River impõe um ritmo mais agressivo ao rubro-negro e assusta com arremate de Palacios, que passa tirando tinta da trave.  O Furacão responde com chute cruzado de Renan Lodi, espalmado por Armani, 55 min. No minuto seguinte, o goleiro dos Millonarios  pratica outra grande defesa em falta cobrada por Bruno Guimarães. O time de Tiago Nunes retoma o controle da partida e agride aos 60 e 66 minutos, com dois arremates venenosos de Nikão.

 

Aos 80 min, o  time argentino tem um dos seus defensores, Casco, expulso por agressão sem bola a Rony. Neste momento, o rubro-negro passa a tomar conta da partida com novos arremates de fora da área, mas sem balançar as redes do adversário. O primeiro duelo entre os campeões da América se encerra com vitória do Athletico por 1 x 0 sobre o River Plate.

 

O Athletico agora concentra as atenções novamente ao Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Flamengo, no próximo domingo (26), no Maracanã, às 16h (de Brasília). Neste confronto pela 6ª rodada, a tendência é que Tiago Nunes promova novamente um rodízio de jogadores visando a partida da volta da Recopa.

 

Já o River, que já está sem compromissos desde o dia 14/05, quando foi eliminado pelo Tucuman na Copa da Superliga Argentina, possui a semana inteira de treinos para o duelo final contra o Furacão, marcado para o dia 30/05, no estádio Monumental de Núñes. A data da disputa foi alterada em razão de uma greve geral na Argentina.

 

FICHA TÉCNICA – ATHLETICO 1 x 0 RIVER PLATE:

 

Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba/PR.

 

Data e horário: 22/05/2019, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).

 

Arbitragem: Wilmar Roldán [Colômbia], auxiliado por Alexander Guzmán [Colômbia] e John Alexander Leon [Colômbia]; Carlos Herrera Bernal [Colômbia] (quarto árbitro).

 

Arbitro de vídeo: Daniel Fedorczuk [Uruguai], assistido por Nicolas Gallo [Colômbia] e Nicolas Taran [Uruguai].

 

Gol: Marco Ruben (CAP).

 

Cartões amarelos: Exequiel Palacios (CARP), Martínez Quarta (CARP), Matías Suárez (CARP), Anglieri (CARP), Paulo André (CAP), Wellington (CAP), Léo Pereira (CAP).

 

Cartão vermelho: Milton Casco (CARP).

 

Athletico: Santos; Jonathan (Madson), Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington (Thonny Anderson); Nikão, Lucho (C) (Léo Cittadini), Bruno Guimarães, Rony; Marco Ruben.

Técnico: Tiago Nunes.

 

River Plate: Armani; Mayada (Anglieri), Martínez Quarta, Pinola (C); Casco, Fernández, Pérez, Palacios (Zuculini), De La Cruz; Matías Suárez, Pratto.

Técnico: Marcelo Gallardo.