Portal Trétis – Tudo sobre o Athletico Paranaense

Hoje pela manhã o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória que permite que os clubes possam negociar os direitos de transmissão. Segundo o documento publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, passa a ser do mandante o direito de arena, ou seja, o clube que jogar em casa poderá negociar individualmente os direitos da partida. 

 

Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente do Athletico, Mário Celso Petraglia, classificou a medida como um marco de um novo caminho sem o monopólio da Globo.

 

“Extremamente importante [a MP], necessária, e penso que é o início de uma necessidade de união dos clubes posteriormente. A Globo comprou os direitos dos clubes maiores, nos obrigando a irmos a reboque. Não podíamos vender, já que o direito era dos dois”

 

Em março, o Athletico lançou sua própria plataforma de conteúdo chamada Furacão Play, onde produz materiais audiovisuais voltados inicialmente aos sócios do Clube. Com a MP, o Athletico poderá transmitir as partidas diretamente pela plataforma, além de vender patrocínios dentro da transmissão.

 

A Medida Provisória tem validade de 120 dias e precisa ser votada no Congresso Nacional para ser aprovada ou não. Em caso de não ser votada neste prazo, a medida perde a validade. A Globo já sinalizou que brigará pelos seus direitos. Em nota, a emissora disse que a MP “não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal”. A Globo ainda ressalta que a medida “não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras”.